Acórdão nº 486/04 de Tribunal Constitucional (Port, 07 de Julho de 2004

Magistrado ResponsávelCons. Mota Pinto
Data da Resolução07 de Julho de 2004
EmissorTribunal Constitucional (Port

ACÓRDÃO N.º 486/04 Processo n.º 192/02 2ª Secção

Relator: Conselheiro Paulo Mota Pinto

Acordam em Secção no Tribunal Constitucional:

  1. Relatório

    AUTONUM 1. A. intentou acção declarativa de investigação de paternidade contra B., pedindo que fosse “reconhecido e declarado que o R. é pai biológico do A.”.

    Por despacho da Juíza do Tribunal de Círculo do Porto, proferido em 30 de Outubro de 1997, foi indeferida liminarmente a petição inicial, por se considerar procedente a excepção peremptória de caducidade do direito de acção, tendo o réu sido absolvido do pedido, com os seguintes fundamentos:

    “(...)

    Ora, a presente acção encontra-se prevista e regulada nos arts. 1869º a 1873º do Cód. Civil sendo certo que no art. 1869º se prevê que ‘a paternidade pode ser reconhecida em acção especialmente intentada pelo filho se a maternidade já se achar estabelecida ou for pedido conjuntamente o reconhecimento de uma e outra.’

    Contudo, preceitua o art. 1873º que ‘é aplicável à acção de investigação de paternidade, com as necessárias adaptações, o disposto nos arts. 1817º a 1819º e 1821º’. E, preceitua o art. 1817º, n.º 1, que ‘a acção de investigação de maternidade só pode ser proposta durante a menoridade do investigante ou nos dois primeiros anos posteriores à sua maioridade ou emancipação’. Por sua vez o n.º 4 do mesmo artigo dispõe que ‘se o investigante for tratado como filho pela pretensa mãe, a acção pode ser proposta dentro do prazo de um ano, a contar da data em que cessou aquele tratamento’.

    Em face do exposto temos que o autor só poderia propor a presente acção até perfazer vinte anos ou dentro do prazo de um ano, a contar da data em que cessou o tratamento como filho por parte do réu.

    Não obstante, o réu, segundo afirma o autor, recusa-se a reconhecer a paternidade e se teve algum tipo de tratamento paternal com o autor fê-lo só até este perfazer 10 anos de idade contribuindo com quantias para a sua criação. Por outro lado, o autor neste momento tem já 36 anos de idade.

    É, por isso, absolutamente patente que o direito que o autor tinha de propor a presente acção caducou já há muito tempo, caducidade essa que é do conhecimento oficioso – art. 333º do Cód. Civil.

    Pelo exposto, atenta a tramitação dada aos autos e o disposto no art. 234º-A do C.P.C., indefere-se liminarmente a petição inicial.”

    AUTONUM 2. O autor recorreu deste despacho para o Tribunal da Relação do Porto, com os seguintes fundamentos:

    “(...)

    1. O direito do recorrente surgiu na esfera jurídica em 14 de Janeiro de 1961, data de nascimento (...);

    2. Quando o direito do recorrente surgiu na sua esfera jurídica não estava a acção interposta sujeita a qualquer prazo de caducidade, nos termos do Código Civil (de Seabra) e do Decreto de 25 de Dezembro de 1910;

    3. O prazo de caducidade é um prazo substantivo, integrador do próprio direito a intentar a acção, especialmente excepcionado do regime prescricional, nos termos do art. 144º do Código de Processo Civil em vigor, pelo que a lei nova o não pode determinar quanto a direitos que a ele não estavam sujeitos:

    4. A restrição do período temporal para intentar uma acção de investigação de paternidade efectuada pelo presente Código Civil, não pode, nos termos do art. 12º do mesmo código, ser aplicável;

    5. E para a constituição da filiação é aplicável a lei pessoal do progenitor à data do estabelecimento da relação, nos termos do art. 56º do presente Código Civil.

    6. Não restam dúvidas quaisquer que a legislação aplicável ao caso em apreço não é a legislação presentemente em vigor (...);

    7. Pelo que o Douto Tribunal de Círculo do Porto aplicou indevidamente a legislação actualmente em vigor, devendo ter aplicado a citada pretérita legislação e não ter considerado ter caducado o prazo de interposição da presente acção;

    8. Deveria ter considerado não estar a acção sujeita a prazo qualquer de caducidade.

      Assim não fosse e

    9. O direito plasmado no art. 26º da CRP é um direito absoluto e indisponível;

    10. Há, pois, que ver se o direito à identidade pessoal compreende o direito ao estabelecimento da filiação;

    11. Se sim, qualquer prazo de caducidade que limite o direito do cidadão, no caso o recorrente, é, por natureza, inconstitucional e, então, não poderia o Douto Tribunal de Círculo do Porto ter aplicado legislação que impedisse a pretensão do recorrente;

    12. Se não, não podemos ir por aí.”

      E concluiu:

      “1. A petição inicial não é inepta;

    13. O direito do recorrente a intentar a acção de investigação de paternidade é um direito substantivo;

    14. A lei aplicável ao caso é o Decreto de 25 de Dezembro de 1910 e no que este não se oponha à do Código Civil de Seabra;

    15. Tal legislação não contempla qualquer prazo de caducidade para intentar a acção em apreço;

    16. Violou o Douto Tribunal de Círculo do Porto, o art. 12º do actual Código Civil, o art. 56º do mesmo código, o art. 37º do Decreto de 25 de Dezembro de 1910, conhecido como Lei de Protecção dos Filhos e identificado como o n.º 2 e disposições aplicáveis ao Código Civil de Seabra;

    17. Mesmo que, nos termos da legislação ordinária, houvesse o direito do recorrente caducado, tal legislação seria inconstitucional;

    18. Nunca podendo ser aplicada;

    19. Violou o Douto Tribunal de Círculo do Porto o art. 26º da Constituição da República Portuguesa;

    20. Não há qualquer outra causa que possa levar à ineptidão da petição inicial, quer por natureza, quer pela função da réplica, quer pelo postulado no art. 508º do Código de Processo Civil.”

      Notificado para contra-alegar, o demandado pugnou pela manutenção do despacho recorrido.

      Por acórdão de 30 de Abril de 1998, o Tribunal da Relação do Porto decidiu conceder provimento ao recurso, revogando “o despacho em causa (na parte em que indeferiu a petição)” e ordenando “a sua substituição por outro que assegure o prosseguimento da acção”, com os seguintes fundamentos:

      “Importa, pois, decidir, se deveria ter sido indeferida liminarmente a petição.

      Nos termos do art. 684º, n.º 2, do Código de Processo Civil, se a parte dispositiva da sentença contiver decisões distintas, é lícito ao recorrente restringir o recurso a qualquer delas.

      Parece daqui resultar que, quanto aos fundamentos, não haveria restrições.

      A este propósito, adverte, porém, o Prof. Castro Mendes (Recursos, 60) que ainda pode haver restrições quanto aos fundamentos de conhecimento da vontade do recorrente.

      E pelas mesmas razões, poderá, a nosso ver, haver restrições no que concerne às nulidades que não são de conhecimento oficioso.

      Ressalvada a devida consideração, a Sr.ª Juíza não poderia ter proferido despacho de indeferimento liminar, porquanto não se verificava qualquer dos casos das alíneas a) a e) do n.º 4 art. 234º do CPC, a ter em conta, por remissão do n.º 1 do art. seguinte.

      Terá, assim, cometido uma nulidade enquadrável na alínea d) do n.º 1 do art. 668º, conjugada com o n.º 3 do art. 666º, sempre do citado Diploma Legal.

      A qual não é de conhecimento oficioso.

      Se não é de conhecimento oficioso e não foi levantada nas conclusões das alegações, está, pelas razões apontadas, fora de conhecimento deste tribunal.

      Nos termos do n.º 1 do citado art. 234º-A do Código de Processo Civil, pode o juiz indeferir liminarmente a petição, quando o pedido seja manifestamente improcedente ou ocorram, de forma evidente, excepções dilatórias e de que o juiz deva conhecer oficiosamente.

      Esta última parte está aqui arredada, de sorte que o despacho será de manter – na parte em causa no presente recurso – se o pedido for manifestamente improcedente e não será de manter na hipótese contrária.

      A Sr.ª Juíza fundamentou o seu despacho do seguinte modo:

      ‘O A. nasceu em 14.1.1961;

      A acção foi intentada em 5.9.97;

      Decorreu há muito o prazo previsto no n.º 1 do art. 1817º do Código Civil, aplicável por remissão do art. 1873º do mesmo código;

      A acção só seria tempestiva se se verificasse o tratamento a que alude o n.º 4 de tal preceito;

      Foi alegado, na petição inicial, que as contribuições monetárias do réu para sustento do A., cessaram quando este atingiu 10 anos de idade;

      Logo, está excluído o referido tratamento;

      O que determina a conclusão da intempestividade da acção.’

      Esta construção jurídica encerra em si dois pontos de discórdia:

      Um diz respeito à constitucionalidade do mencionado art. 1817º, n.º 1;

      Outro cifra-se na questão de saber se é ao autor que cabe provar os factos integrantes do ‘tratamento’ como filho ou se é ao réu que incumbe provar a ausência deles.

      Reiteradamente, tem o Tribunal Constitucional decidido não se verificar a apontada inconstitucionalidade (cfr., nomeadamente, os Acs. n.ºs 413/89 e 451/89, no BMJ n.º 387º, 262 e 388º, 561).

      E tem sido entendimento de que os factos relativos ao ‘tratamento’, integrando uma contra-excepção, terão de ser alegados e provados pelo A.

      Mas a discutibilidade de tais decisões retira o carácter de evidência à improcedência, evidência essa, exigida para o indeferimento liminar.

      No anterior art. 474º do Código de Processo Civil, já se consagrava uma redacção semelhante à da manifesta improcedência da lei actual para justificar tal indeferimento.

      E, a respeito daquela, escreveu o Prof. Castro Mendes (Lições policopiadas de 1971-72, III, 44):

      ‘A falta destes pressupostos processuais só justifica o indeferimento liminar quando for manifesta ou evidente. Na dúvida, o juiz não deverá estudar para decidir, mas sim mandar citar o réu’.

      E referiu o Dr. Paulo Pimenta (Processo Civil, ed. de 1995, III, 54):

      ‘Deve dizer-se, em abono da verdade, que esta situação não é de ocorrência muito frequente, pois só em casos contados é que a inviabilidade da pretensão é evidente ou manifesta. Em caso de dúvida, o juiz não deve indeferir a petição, mas ordenar a citação do réu ... ’

      ...........................................................................................................

      Numa primeira análise pode parecer chocante e contrário aos princípios de eficiência processual, que se deixe seguir uma acção cujo desfecho se entende conduzir – ainda que de modo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO
13 temas prácticos
  • Acórdão nº 225/18 de Tribunal Constitucional (Port, 24 de Abril de 2018
    • Portugal
    • 24 de abril de 2018
    ...parece estabelecer a preclusão do direito de acionar nas ações de investigação de paternidade (cfr. Acs TC n.ºs 456/03, 525/03 e 486/04). Problemático é saber se isso implica necessariamente um direito ao conhecimento da progenitura, o que levanta dificuldades no caso do......
  • Acórdão nº 65/14.8T8FAF.G1.S1 de Supremo Tribunal de Justiça (Portugal), 05 de Junho de 2018
    • Portugal
    • 5 de junho de 2018
    ...9, N.ºs 17 e 18, Coimbra, Coimbra Editora, 2012, 107 a 115. [18] Rafael Vale Reis, Filho depois dos 20…! Notas ao acórdão do Tribunal Constitucional nº 486/2004 de 7 de Julho, Lex Familiae, Revista Portuguesa de Direito da Família, Ano 2, n.º 3, Coimbra, Coimbra Editora, 2005, [19] Guilherm......
  • Acórdão nº 445/21 de Tribunal Constitucional (Port, 23 de Junho de 2021
    • Portugal
    • 23 de junho de 2021
    ...qualquer "interpretação" externa do seu interesse ou utilidade deste na investigação da paternidade» (cf. Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 486/2004). Também Joaquim Sousa Ribeiro, na sua declaração de voto de vencido aposta ao Acórdão n.º 401/2011, entende que a pe......
  • Acórdão nº 269/09.5TBACN.E1 de Tribunal da Relação de Évora, 08 de Novembro de 2018
    • Portugal
    • 8 de novembro de 2018
    ...Reis, O direito ao conhecimento das origens genéticas, Coimbra, pp. 206-216, Idem, «Filho depois dos 20…! Notas ao acórdão do Tribunal Constitucional n.º 486/2004, de 7 de Julho», Lex Familiae, n.º 3, 2005, pp.127-134); Paula Távora Vítor, «A propósito da Lei n.º 14/2009, de 1 de Abril: Bre......
  • Peça sua avaliação para resultados completos
13 sentencias
  • Acórdão nº 65/14.8T8FAF.G1.S1 de Supremo Tribunal de Justiça (Portugal), 05 de Junho de 2018
    • Portugal
    • 5 de junho de 2018
    ...9, N.ºs 17 e 18, Coimbra, Coimbra Editora, 2012, 107 a 115. [18] Rafael Vale Reis, Filho depois dos 20…! Notas ao acórdão do Tribunal Constitucional nº 486/2004 de 7 de Julho, Lex Familiae, Revista Portuguesa de Direito da Família, Ano 2, n.º 3, Coimbra, Coimbra Editora, 2005, [19] Guilherm......
  • Acórdão nº 225/18 de Tribunal Constitucional (Port, 24 de Abril de 2018
    • Portugal
    • 24 de abril de 2018
    ...parece estabelecer a preclusão do direito de acionar nas ações de investigação de paternidade (cfr. Acs TC n.ºs 456/03, 525/03 e 486/04). Problemático é saber se isso implica necessariamente um direito ao conhecimento da progenitura, o que levanta dificuldades no caso do......
  • Acórdão nº 445/21 de Tribunal Constitucional (Port, 23 de Junho de 2021
    • Portugal
    • 23 de junho de 2021
    ...qualquer "interpretação" externa do seu interesse ou utilidade deste na investigação da paternidade» (cf. Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 486/2004). Também Joaquim Sousa Ribeiro, na sua declaração de voto de vencido aposta ao Acórdão n.º 401/2011, entende que a pe......
  • Acórdão nº 269/09.5TBACN.E1 de Tribunal da Relação de Évora, 08 de Novembro de 2018
    • Portugal
    • 8 de novembro de 2018
    ...Reis, O direito ao conhecimento das origens genéticas, Coimbra, pp. 206-216, Idem, «Filho depois dos 20…! Notas ao acórdão do Tribunal Constitucional n.º 486/2004, de 7 de Julho», Lex Familiae, n.º 3, 2005, pp.127-134); Paula Távora Vítor, «A propósito da Lei n.º 14/2009, de 1 de Abril: Bre......
  • Peça sua avaliação para resultados completos

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT