Acórdão nº 171/02 de Tribunal Constitucional (Port, 12 de Abril de 2002

Magistrado ResponsávelCons. Mota Pinto
Data da Resolução12 de Abril de 2002
EmissorTribunal Constitucional (Port

ACÓRDÃO Nº 171/02

Processo n.º 245/00

  1. Secção

Relator – Paulo Mota Pinto

Acordam na 2ª Secção do Tribunal Constitucional:

  1. Por decisão do Tribunal Judicial de Ponte de Lima, com data do dia 22 de Fevereiro de 2000, foi decidido absolver o arguido A, por, entre o mais e decisivamente, se ter aí considerado "que enfermam de inconstitucionalidade as normas dos art.ºs 43º e 65º do D.L. 44623, de 10/10/62, quando conjugadas com o n.º 14º do edital da Direcção-Geral das Florestas, de 17 de Dezembro de 1999, decidindo-se, ao abrigo do art.º 204º da Constituição, não as aplicar ao caso concreto, devendo daqui ser retiradas todas as consequências legais". Tal fundamentou-se em que:

    "[...]

    Segundo o art.º 165º, n.º 1, alínea c), da Constituição da República Portuguesa, é da competência exclusiva da Assembleia da República legislar sobre a definição dos crimes, penas, medidas de segurança e respectivos pressupostos, bem como processo criminal, salvo autorização do Governo.

    Por outro lado, o art.º 1º, n.º 1 do Código Penal, contendo a densificação normativa do princípio da legalidade, prescreve que a definição do que são crimes só pode ser feita por lei (com exclusão de quaisquer outras fontes de direito).

    Assim, daqui se retira que a determinação dos elementos típicos de um crime está sujeita a um princípio de reserva de lei, formal e material. Na primeira vertente, a reserva é meramente relativa, uma vez que a competência para legislar pode ser delegada no poder executivo; na Segunda vertente, e como decorrência da primeira, toma a forma de reserva de acto legislativo, ‘sendo indiferente que se trate de lei forma da AR ou de decreto-lei do governo’ (J.J. Gomes Canotilho, Direito Constitucional, Almedina, 1991, p. 800).

    Ora, in casu, a infracção de que vem acusado o arguido foi delimitada, não por acto legislativo (nem sequer pela portaria que rege o exercício da pesca na zona em apreço – sendo que nem esta o poderia fazer), mas por simples edital da Direcção-Geral das Florestas! Ou seja, um dos elementos do tipo-de-ilícito concreto aqui em questão – a dimensão da área de exclusão de pesca – foi definido por um acto de valor inferior a acto legislativo, o qual, aliás, nem tem sequer um específico carácter normativo.

    Eis-nos, portanto, perante uma inconstitucionalidade formal.

    Doutro ponto de vista, o primado da actividade legislativa incriminadora pertence, como já supra ficou dito, ao parlamento, podendo este, contudo, autorizar o governo a emanar decretos-leis sobre aquela matéria.

    Desta forma, e como corolário lógico desta restrição, está absolutamente vedado a uma Direcção-Geral criar ou modificar tipos de crime, sob pena de os actos normativos decorrentes dessa actividade se encontrarem viciados de inconstitucionalidade orgânica.

    O que também sucedeu, no caso sub judice.."

  2. Interposto pelo Ministério Público, nos termos do disposto no artigo 70º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 28/82, de 15 de Novembro (Lei do Tribunal Constitucional), recurso obrigatório para o Tribunal Constitucional, o Procurador-Geral Adjunto em exercício de funções neste Tribunal conclui assim as suas alegações de recurso:

    "1º - A norma resultante dos artigos 43º e 65º do Decreto-Lei n.º 44623, de 10 de Outubro de 1962, na parte em que tipifica e sanciona como crime de pesca ilegal a actividade piscatória exercida nas zonas aquáticas delimitadas e assinaladas pela Direcção-Geral das Florestas, em regulamento ou acto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT