Acórdão nº 308/02 de Tribunal Constitucional (Port, 03 de Julho de 2002

Magistrado ResponsávelCons. Mota Pinto
Data da Resolução03 de Julho de 2002
EmissorTribunal Constitucional (Port

ACÓRDÃO Nª 308/02

Processo n.º 92/02

  1. Secção

Relator - Paulo Mota Pinto

Acordam na 2ª secção do Tribunal Constitucional

Nos presentes autos, vindos do Tribunal Tributário de 1ª Instância do Porto e em que figura como recorrida S..., S.A., o Ministério Público veio, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 70º da Lei do Tribunal Constitucional, interpor o presente recurso para o Tribunal Constitucional da sentença de 19 de Outubro de 2001, na qual foi recusada a aplicação do artigo 1º da Tabela de Emolumentos do Notariado, com a redacção que lhe foi dada pela Portaria n.º 996/98, de 25 de Novembro, por inconstitucionalidade orgânica, já que, apesar de não ter sido aprovada pela Assembleia da República (ou pelo Governo no uso da correspondente autorização legislativa) preveria uma receita com a natureza de imposto.

Notificado para produzir alegações, o recorrente veio pugnar pela inexistência de inconstitucionalidade na norma em causa já que, designadamente,

"(...)

  1. – O carácter bilateral da taxa não impede que no seu montante possam ser repercutidos os custos globais de instalação e funcionamento dos serviços que visam a administração pública do direito privado, fazendo partilhar pelos utentes (e não pela generalidade dos contribuintes) tais custos globais, em função da relevância económica dos actos que praticam.

  2. – Na específica situação dos autos, não constitui desproporção intolerável a liquidação de emolumentos notariais no valor de cerca de 15 mil contos, quando está em causa a celebração de uma escritra de compra e venda de imóvel no valor global de cerca de 11.150.000.000$00."

A recorrida, por sua vez, apresentou alegações pugnando pela confirmação do juízo de inconstitucionalidade constante da decisão recorrida.

Embora a decisão recorrida tenha, por inconstitucionalidade orgânica, recusado a aplicação ao artigo 1º da Tabela de Emolumentos do Notariado (que estabelece o valor dos actos), e não ao artigo 5º (que determina o valor do emolumento a pagar quando o acto que constitui objecto da escritura ou do instrumento avulso for de valor determinado), a verdade é que a questão de constitucionalidade em causa no presente recurso é idêntica à que foi já apreciada, e por mais de uma vez, por este Tribunal Constitucional, relativamente a este artigo 5º da Tabela de Emolumentos do Notariado.

Na verdade, no Acórdão n.º 115/02 (publicado no Diário da República, II série, de 28 de Maio de 2002, tirado em plenário, com votos de vencido...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT